JUSTIFICATIVA

A Mostra da Ação Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia, permite refletir sobre o trabalho desenvolvido nas Instituições Educacionais e, a partir dessa reflexão, propõe mudanças no fazer educativo, abrindo espaço à comunidade goianiense para conhecer e interagir com os objetos de estudo.
Pode-se dizer que toda atividade pedagógica é sustentada pela ampliação de conhecimentos e mudança de comportamento, frente às questões políticas, culturais, socioambientais e tecnológicas.
A Secretaria Municipal de Educação propõe a cada ano, ampliar o alcance da Mostra e para alcançar este objetivo, em 2014, será dividida em três eixos norteadores: Mostra de Educação Ambiental, Mostra de Educação e Tecnologia e Mostra Pedagógica de tema livre; devendo a ação estar em consonância com o Projeto Político-Pedagógico das Instituições Educacionais participantes. As Instituições Educacionais poderão se inscrever em um ou mais eixo norteador, desde que possua condições para essa organização.
A cada ano, a Secretaria Municipal de Educação propõe ampliar o alcance da Mostra e, com isso, valorizar os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados. Assim, a partir de 2012, a Mostra de Ação Pedagógica passou a ser realizada de forma regionalizada, junto às Unidades Regionais de Educação  (UREs).
A prática da descentralização da Mostra, além de estimular uma maior participação das comunidades locais, possibilita o conhecimento do trabalho desenvolvido nas Instituições Educacionais de suas regiões, além de permitir a participação efetiva e ativa dos profissionais da educação, pais, alunos e comunidade.
Nessa perspectiva, a aprendizagem é compreendida como construção social do conhecimento, relacionado ao cotidiano, aos fatos e fenômenos, utilizando fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos, bem como da análise dos resultados obtidos.
Cabe ao professor, nesse processo, a responsabilidade de oferecer as possibilidades de realizar pesquisas, experiências e estimular a reflexão dos educandos, uma vez que o conhecimento é processual e construído com a participação ativa destes.

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