A Mostra da Ação
Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia, permite refletir sobre o trabalho desenvolvido nas
Instituições Educacionais e, a partir dessa reflexão, propõe mudanças no fazer
educativo, abrindo espaço à comunidade goianiense para conhecer e
interagir com os objetos de estudo.
Pode-se dizer que toda
atividade pedagógica é sustentada pela ampliação de conhecimentos e mudança de
comportamento, frente às questões políticas, culturais, socioambientais e
tecnológicas.
A Secretaria Municipal de
Educação propõe a cada ano, ampliar o alcance da Mostra e para alcançar este
objetivo, em 2014, será dividida
em três eixos norteadores: Mostra de
Educação Ambiental, Mostra de Educação e Tecnologia e Mostra Pedagógica de tema
livre; devendo a ação estar em consonância com o Projeto Político-Pedagógico
das Instituições Educacionais participantes. As Instituições Educacionais
poderão se inscrever em um ou mais eixo norteador, desde que possua condições
para essa organização.
A cada ano, a Secretaria
Municipal de Educação propõe ampliar o alcance da Mostra e, com isso, valorizar
os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados. Assim, a partir de 2012, a Mostra de Ação Pedagógica passou a
ser realizada de forma regionalizada, junto às Unidades Regionais de
Educação (UREs).
A prática da
descentralização da Mostra, além de estimular uma maior participação das
comunidades locais, possibilita o
conhecimento do trabalho desenvolvido nas Instituições Educacionais de suas
regiões, além de permitir a participação
efetiva e ativa dos profissionais da educação, pais, alunos e comunidade.
Nessa
perspectiva, a aprendizagem é compreendida como
construção social do conhecimento, relacionado ao cotidiano, aos fatos e
fenômenos, utilizando fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos, bem
como da análise dos resultados obtidos.
Cabe ao professor, nesse processo, a responsabilidade
de oferecer as possibilidades de realizar pesquisas, experiências e estimular a
reflexão dos educandos, uma vez que o conhecimento é processual e construído
com a participação ativa destes.
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